História

CONHEÇA A BELA HISTORIA DE UM LABORATORIO FARMACÊUTICO CENTENÁRIO!

Presente na Itália desde 1904 e no Brasil desde 1951, os Laboratórios Baldacci vem ampliando expressivamente sua participação no mercado nacional ao longo dessas ultimas 7 décadas. Nossa presença se estende por todo o Brasil, através nossa força de vendas constantemente capacitada e treinada, contando com mais de 130 colaboradores, preparados para atender e atualizar todas as demandas de profissionais de saúde e clientes com relação a nossos produtos.

Se você quiser conhecer nossa história no site original, visite o website do Baldacci Itália: https://www.laboratoribaldacci.it/ Veja a na linha do tempo abaixo a evolução histórica dos Laboratórios Baldacci desde o início de nossas atividades, em 1904 na Itália. Nossa origem é italiana, nossa atuação é global e abrangente.

Os Laboratórios Baldacci foram fundados em 1904, em Pisa, região da Toscana, Itália, tradicional polo farmoquímico do país, pelo Doutor Valentino Baldacci, em uma inovadora parceria entre a indústria quimica e a pesquisa acadêmica desenvolvida pela renomada Universidade de Pisa. O lema do fundador da empresa era o lema fundamental da medicina de Hipócrates:

"Primum non nocere, deinde curare" (“Primeiro não prejudique, então trate”).

Já no final da década de 1920, os Laboratórios Baldacci representavam uma empresa farmacêutica estabelecida na Itália, onde suas drogas originais encontraram o interesse da classe médica e o nome Baldacci se converteu em sinônimo de competência profissional, de ética ligada a uma abordagem moderna em lidar com os problemas das drogas, sua segurança e sua eficácia. Esses princípios sempre foram seguidos e passaram a representar as bases sobre as quais o sucesso de Baldacci está baseado na Itália e no exterior. Os Laboratórios Baldacci obtiveram já na década de 20 patentes internacionais para a fabricação e o uso de, então, novas preparações farmacêuticas que levaram ao desenvolvimento de medicamentos que estão no mercado até hoje. Em 1946, os produtos do Baldacci passaram ser comercializados em outros países, por meio de parcerias comerciais. Em 1951 foi inaugurada a fundação Baldacci Brasil, em São Paulo, no bairro da Vila Mariana, onde funciona sua sede administrativa brasileira até os dias de hoje. Em 1955 iniciamos nossas atividades em Portugal, expandindo assim a área de atuação na Europa. Nos últimos anos, o portfólio da empresa foi enriquecido com medicamentos e dispositivos médicos licenciados por outras empresas, bem como suplementos nutricionais desenvolvidos em nossos laboratórios.

CONHEÇA AINDA MAIS SOBRE OS LABORATÓRIOS BALDACCI
No vídeo abaixo contamos em detalhes todo o histórico de nossas atividades, desde a data de nossa fundação até os dias de hoje.



Linha do Tempo

Desde a sua fundação, os Laboratórios Baldacci seguem com sua visão internacional, com raízes fortes no passado, mas ao mesmo tempo, com espírito jovem e inovador, com os olhos voltados para o futuro!

Nossa fundação

Doutor Valentino Baldacci funda os Laboratórios Baldacci em Pisa, Itália, em uma inovadora parceria entre a indústria e a pesquisa acadêmica.

Primeiros produtos

Os primeiros produtos começam a ser confeccionados em escala industrial, para atender ao mercado italiano.

Reconhecimento italiano

A marca Baldacci já é, pela visão da classe médica italiana, sinônimo de produtos éticos, reconhecidos pela qualidade, eficácia e segurança, estabelecendo os parâmetros a ser levados para suas futuras filiais estrangeiras.

Expansão

Nos anos entre as duas guerras mundiais, entre as décadas de 20 e 40, a empresa inicia sua expansão e crescimento não só no mercado italiano, mas também no exterior, onde agências comerciais são criadas.

Mais produtos

Com uma linha de produtos mais numerosa, começam as negociações dos produtos Baldacci com outros países da Europa, por meio de parcerias comerciais com laboratórios locais.

Ugo Baldacci

Dr. Ugo Baldacci, filho do fundador Valentino Baldacci, assume a presidência da companhia em nível mundial.

Fundação Baldacci Brasil

Inicia suas atividades em São Paulo, onde até hoje funciona sua sede administrativa, em meio ao importante polo científico da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no bairro da Vila Clementino. Neste mesmo ano é lançado seu primeiro produto no Brasil: CAPILAREMA® (aminaftona), fruto de pesquisa própria para o tratamento da doença venosa crônica.

Pesquisa

É inaugurado o Centro e Pesquisa & Desenvolvimento, na sede da companhia na Itália, onde ainda hoje está estabelecida uma das maiores bibliotecas particulares do país. Falece o fundador, Dr. Valentino Baldacci. Esta biblioteca, reestruturada e fortalecida, conta hoje com 15.000 volumes e a subscrição de mais de 250 das mais importantes revistas científicas, tornando-se um ponto de referência para médicos e estudantes universitários europeus. Começa também o desenvolvimento de um produto, que viria a fazer um grande sucesso no Brasil décadas depois: MEMORIOL.

Portugal

Laboratórios Baldacci iniciam atividades em Portugal como Farmoquímica Baldacci, expandindo sua área de atuação na Europa.

Educação médica

Ampliando sua proposta de oferecer educação continuada e gratuita aos médicos, Baldacci Itália lança publicações que, devido ao elevado nível cientifico, viriam a se tornar famosas em toda a Europa: "Omnia Medica et Therapeutica", "Omnia Medicamenta", "Quaderni della Coagulazione", nas quais são publicados por pesquisadores italianos e estrangeiros estudos farmacológicos e clínicos, principalmente relacionados, entre outros temas, ao estudo da coagulação, agregação paquetaria, fatores que permitem a formação e lise do coágulo.

Espanha

Estreita-se a parceria com Portugal e Baldacci inicia parceria comercial na Espanha, fundando o Baldacci-Dypsa.

Baldacci Brasil lança com sucesso novos produtos.

1970: ORNITARGIN® (arginina+citrulina+ornitina cloridrato), um poli aminoácido que ajuda na prática de exercícios físicos;
1971: MEMORIOL B6® (ácido glutâmico + glutamina + vitamina B6), para ajudar no tratamento de doenças crônicas e convalescença;
1978: TAURARGIN® (arginina aspartato +taurina), para o tratamento da astenia física e psíquica, déficit intelectual, entre outras indicações

Baldacci faz sua entrada nos segmentos da cardiologia, onde até hoje é líder de mercado, e também na urologia:

• 1982: BALUROL® (ácido pipemídico), para o tratamento das infecções urinárias provocadas por germes sensíveis ao ácido pipemídico;
• 1985: BALCOR® (diltiazem), antianginoso e anti-hipertensivo que marcou a entrada do Baldacci na cardiologia e por muitos anos foi produto líder de mercado;
• 1987: MONOCORDIL® (5-mononitrato de isossorbida), atual carro-chefe da companhia, é registrado e lançado no Brasil, para o tratamento da insuficiência coronariana.

Década muito importante para o Baldacci, marcada por relevantes lançamentos de produtos para diversas indicações e especialidades, com destaque para nossa chegada na gastrenterologia:

• 1990: BALCOR SR ® (diltiazem de liberação lenta), extensão de linha do então líder de mercado, para o tratamento de hipertensão arterial;
• 1991: PROSTEM® (pygeum africanun), para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata;
• 1992: VUEFFE® (Peptídeos derivados do fator VIII bovino), anti-hemorragico
• 1993: PROSTEM PLUS® (pygeum africanun +urtiga dioica), para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata com dificuldades para micção;
• 1994: PIDOMAG® (magnésio pidolato), em apresentação flaconetes, auxiliando no tratamento de arritmias cardíacas e câimbras;
• 1995: MONOCORDIL RETARD® (5-mononitrato de isossorbida), inovadora apresentação em tomada única diária para tratamento da insuficiência coronariana;
• 1997: SINVASCOR® (sinvastatina), inovador redutor de colesterol e hoje um dos produtos lideres no segmento;
• 1997: BALCOR EV® (diltiazem endovenoso), apresentação hospitalar para tratamento da fibrilação atrial ou flutter atrial, bem como para taquicardia supraventricular paroxística;
• 1998: DIVELOL® (carvedilol), para tratamento da insuficiência cardíaca;
• 1998: ZIPROL® (pantoprazol), para o tratamento de doenças ácido-pépticas;
• 1999: BALCOR RETARD® (diltiazem de liberação programada), diltiazem em tomada única diária, para aumentar a adesão do paciente hipertenso ao tratamento.

Nesta década foi lançada uma nova linha de similares, com embalagens exclusivas, denominada LINHA BAL, com o diferencial de preços acessíveis, para concorrer com os recém-chegados genéricos:

• 2002: ANLODIBAL® (anlodipino), para o tratamento da hipertensão arterial;
• 2002: ENALABAL® (enalapril), para o tratamento da hipertensão arterial e insuficiência cardíaca;
• 2002: TICLOBAL® (ticlopidina), indicado para redução do risco de acidente vascular cerebral primário ou recorrente;
• 2002: AMIOBAL® (amiodarona), indicado para o tratamento da arritmia cardíaca;
• 2002: GLIMEPIBAL (glimepirida), indicado para o tratamento do diabetes;
• 2002: ATENOBAL® (atenolol), indicado no tratamento da hipertensão, angina e arritmia cardíaca;
• 2004: NIMESUBAL® (nimesulida), indicado no tratamento de inflamações osteo-musculares
• 2004: DIGOBAL® (digoxina), para o tratamento da insuficiência cardíaca e taquicardia;
• 2004: NIMOBAL® (nimodipino), para o tratamento das deficiências isquêmicas neurológicas causadas por espasmos dos vasos cerebrais;
• 2004: CAPOBAL® (captopril), indicado no tratamento da hipertensão arterial e insuficiência cardíaca.

Lançamento especial

Fruto de anos de pesquisa no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Baldacci, é finalmente lançado no Brasil o inovador METADOXIL® (pidolato de piridoxina), indicado para o tratamento da esteatose hepática, alcoolica e não alcoolica, até então uma doença sem possibilidades de tratamento medicamentoso.

Licopeno

Neste ano o Baldacci traz ao mercado um novo suplemento nutricional a base de licopeno, pigmento vermelho característico do tomate, melancia, goiaba, entre outros: LICCO, um poderoso antioxidante rico em vitaminas A e E, ajudando a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

Renovação

Ano marcado pela renovação de toda a identidade visual, com novo logotipo Baldacci, novo slogan institucional e novas embalagens em todos os produtos.

Ampliando nossa linha de suplementos nutricionais, o Baldacci traz ao mercado dois novos produtos:

• SEPTAGEN: um poli- vitamínico especifico para indivíduos idosos, contendo as 7 vitaminas fundamentais para este publico;
• CORENE 3: um novo suplemento a base de ômega 3, com as maiores concentrações do mercado em EPA e DHA, ácidos graxos fundamentais para a saúde cardiovascular e neurológica.

Neste ano continuamos a ampliação de nossa linha de suplementos nutricionais, com os lançamentos de:

• PIDOMAG B3 (magnésio bisglicinato + vitamina B3), em forma de comprimidos, com indicação no auxilio do tratamento de arritmias cardíacas e câimbras;
• TECNOFER (ferro bisglicinato quelato), um inovador produto com pesquisa Baldacci para reposição de ferro em forma efervescente sabor laranja, para auxiliar no tratamento de anemia ferropriva.

Mais produtos

Mais um produto inovador chega ao mercado: BENEFIT 900, a base de fitosterol, auxiliar para o tratamento de redução de colesterol.

Portal científico

Seguindo a ideologia do fundador do Baldacci, é lançado com grande sucesso o Portal Saúde Baldacci (www.saudebaldacci.com.br), uma iniciativa inovadora dos laboratórios Baldacci totalmente voltada à atualização, formação e reciclagem do conhecimento médico, nutricional e farmacêutico. O portal tem foco nas iniciativas de disseminação de material científico e oferece diversos conteúdos distribuídos dentro de especialidades médicas e temas de interesse de profissionais de saúde visitados pelos Representantes Baldacci, que além de médicos, também englobam farmacêuticos e nutricionistas. As seções medico-científicas estão distribuídas pelas especialidades de Cardiologia, Endocrinologia, Gastrenterologia, Angiologia, Nutrologia/Nutrição e Ciências Farmacêuticas, e os conteúdos para nutricionistas e farmacêuticos são apresentados em seções específicas com temas voltados ao cotidiano desses profissionais. Trazemos também uma área terapêutica especial, a GENÉTICA MÉDICA, que traz temas que brevemente passarão a ser foco de tratamentos médicos. Por meio de vídeo-aulas, artigos comentados, cobertura de congressos, discussões online em vídeo, slides com imagens médicas e muitos outros conteúdos, os integrantes desta comunidade virtual recebem por e-mail, cotidianamente, informativos atualizados e específicos às suas áreas de interesse. Nesses informativos, o acesso aos conteúdos é garantido por meio de um breve cadastro, uma vez que precisamos atender as normas da Anvisa para o compartilhamento de material científico aos profissionais de saúde, e a partir daí, os conteúdos são todos disponibilizados de forma ágil, simples e interativa, permitindo inclusive, a interação dos participantes da comunidade digital Saúde Baldacci em todos os materiais disponibilizados.

Acesso rápidoCaso queira esclarecer dúvidas sobre nossos produtos, Fale conosco!